Descrição
MAPA – MAT – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – 51/2024
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA FUTUROS PROFESSORES
Introdução:
A história da Matemática oferece uma rica tapeçaria de conhecimento que não apenas informa sobre a evolução dos conceitos matemáticos, mas também sobre como ensiná-los de maneira eficaz. Esta atividade desafia você a mergulhar na história da Matemática, identificar inovações significativas e desenvolver materiais didáticos que possam ser utilizados em sala de aula.
Objetivos:
– Explorar a evolução de um conceito matemático específico através da história.
– Desenvolver uma compreensão profunda de como os conceitos matemáticos evoluíram e como isso pode ser usado para enriquecer o ensino.
– Criar materiais didáticos que incorporem a história da Matemática para facilitar o aprendizado.
Atividade MAPA:
Etapa 1 – Pesquisa e Seleção de Tema
Escolha um conceito matemático que tenha uma história rica de desenvolvimento, como:
– A evolução do conceito de número.
– O desenvolvimento da álgebra.
– História da geometria euclidiana e não euclidiana.
– Origens e aplicações do cálculo.
– Pesquise a evolução histórica do conceito, destacando momentos-chave, figuras influentes e como o entendimento do conceito mudou ao longo do tempo.
Etapa 2 – Preenchimento do Template da Atividade MAPA
Com base na pesquisa realizada, você deverá preencher um template da atividade MAPA fornecido, desenvolvendo um recurso didático para ensinar o conceito matemático escolhido. O template pedirá as seguintes informações:
– Segmento de Ensino: defina se o material é destinado ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio, ou outro. – Ano/Série: especifique o ano ou série escolar para o qual o recurso é direcionado. – Área do Conhecimento: indique a área do conhecimento dentro da Matemática que o recurso abordará. – Objetivo de Aprendizagem: descreva o que se espera que os alunos aprendam com o recurso didático.
– Evidência de Aprendizagem: explique como você verificará se os alunos alcançaram o objetivo de aprendizagem.
– Práticas Desenvolvidas: liste quais práticas pedagógicas serão utilizadas para atingir o objetivo proposto.
Etapa 3 – Reflexão e Proposta Pedagógica
Além de preencher o template da atividade MAPA, escreva um texto reflexivo de 20 a 30 linhas, abordando os seguintes pontos (não em formato de tópicos):
– Revisão da evolução histórica do conceito matemático escolhido.
– Descrição dos materiais didáticos desenvolvidos e como incorporam elementos históricos. – Reflexão sobre o valor de integrar a história da Matemática no ensino e aprendizagem. – Proposta pedagógica para utilização dos materiais em sala de aula, incluindo estratégias de avaliação.
Submissão:
Compile o template preenchido e o texto reflexivo em um único documento. As referências devem seguir as normas da ABNT. Submeta o documento completo no portal específico para a atividade MAPA, conforme as instruções.
Avaliações
Não há avaliações ainda.