Descrição
MAPA – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Olá estudante! Nesta atividade, você terá como desafio realizar um processo de recrutamento e seleção que garanta tanto um bom desempenho organizacional quanto a satisfação dos funcionários. Vamos lá?! Podemos considerar que as atividades de recrutamento e seleção de pessoas, bem como, as atividades de integração, correspondem às etapas estratégicas, quando realizadas de modo a captar, contratar e manter colaboradores que estejam de fato comprometidos com o seu trabalho e com os objetivos organizacionais. Neste sentido, convêm considerar que diante de um mercado globalizado e intensamente competitivo, como o atual, manter uma vantagem competitiva significa dispor de uma força de trabalho altamente comprometida e competente. Para tanto, considerando as atividades de recrutamento e seleção, e na sequência a integração de funcionários como a porta de entrada da organização, essas atividades devem ser planejadas de maneira a agregar a organização de pessoas com competências que se ajustem aos requisitos e a cultura da organização. Neste sentido, para o desenvolvimento de um trabalho estratégico nesta etapa, deve-se dispor de um planejamento da força de trabalho, que corresponde a se antever as necessidades futuras de preenchimento de vagas, projetando o trabalho em sintonia com a estratégia global da administração. E isso, deve ser realizado considerando tanto as causas externas, como políticas econômicas que geram crescimento ou recessão, quanto causas internas, como vagas abertas pela promoção de funcionários, aposentadorias, etc. Ademais, para que se tenha a possibilidade de agir estrategicamente, faz-se necessário também a existências de condições técnicas e materiais. Tais questões apontam para a relevância da correta execução dos processos de recrutamento e seleção, direcionando à necessidade destas, quando bem estruturas representarem vantagens competitivas para as organizações, como redução de custos, otimização das estratégias organizacionais, redução de turnover, fortalecimento da cultura organizacional, entre outras vantagens essenciais para bons resultados. Chegou o momento de você agir. Para isso, considere a seguinte situação hipotética: Você assumiu uma posição estratégica de uma empresa recém fundada e prestes a inaugurar. Trata-se de uma distribuidora de chocolates no estado do Paraná, que além de atender outras empresas, tem um espaço físico direcionado às vendas para consumidores finais. Assim, seu papel neste momento é contratar uma força de vendas que atenda tanto os clientes organizacionais, por meio de representantes comerciais, quanto, clientes finais, por meio de vendedores internos, direto na loja física da empresa. Todavia, por se tratar de um empreendimento recente, você não dispõe de nenhuma informação acerca de quais serão as atribuições de cada tipo de vendedores, bem como, a média salarial ou quais as competências técnicas e interpessoais que estes profissionais demandam, o que inviabiliza até então, o processo estratégico de recrutamento e seleção. As únicas informações disponíveis são: Quantidades de Vendedores a serem contratados, sendo: – 5 representantes comerciais
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