Descrição
ATIVIDADE 1 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA – TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR – 53/2023
A Psicopedagogia Hospitalar é um campo recente e pouco conhecido, visto que as políticas de humanização, da qual advém, são recentes e ainda estão em fase de implementação em todo o Brasil. Contudo, já se sabe que temos campo para essa atuação e fica a questão: você estaria preparado para atuar neste ambiente? Considere que o ambiente hospitalar é um local fechado, com cores mornas, iluminação artificial constante, regras e rotinas sem flexibilização ao paciente e muita gente com dor, desconforto e demais problemas físicos e emocionais o tempo todo. Experimente se imaginar em um lugar como este durante vários dias e horas por semana. Agor, reflita: você teria habilidades psicoemocionais para estar e lidar com crianças neste contexto? De acordo com Pereira (2015, p. 11) é necessário que o psicopedagogo tenha: “
. . .
qualificação, formação e habilidades adequadas para que possa atuar na classe hospitalar com crianças e adolescentes”. Isso nos ajuda a identificar as habilidades importantes para a atuação psicopedagógica hospitalar.
Fonte: PEREIRA, W. L. Psicopedagogia hospitalar: um olhar humanizado a criança hospitalizado. TCC. 27f. 2015. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2015. Disponível em
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3015/1/WLP06042015.pdf . Acesso em: 26 jun. 2023. (Adaptado)
Considerando o exposto, sua ação nessa atividade deverá ser elencar três habilidades necessária para a atuação do psicopedagogo no ambiente hospitalar e dissertar de forma científica, argumentando sobre a importância de cada uma delas. Sua atividade deve ter no máximo 15 linhas e deverá ser fundamentada teoricamente, com citações diretas e/ou indiretas. Para embasar sua resposta você pode utilizar o livro da disciplina, o artigo exposto e/ou outras fontes confiáveis, se achar necessário.
Avaliações
Não há avaliações ainda.