Descrição
ATIVIDADE 1 – LET – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 52 _2024
1ª QUESTÃO
Paulo Freire é um pensador que não pensa as ideias, mas a existência humana. Por isso, propõe uma escolarização na qual o sujeito seja capaz de aprender a escrever a sua vida, como autor e como testemunha de sua história, isto é, biografar-se, existenciar-se, historicizar-se. Na proposta de Paulo Freire, por meio dos círculos de cultura, o professor passa a propiciar condições favoráveis à dinâmica do grupo, reduzindo ao mínimo sua intervenção direta no curso do diálogo.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Freire buscava proporcionar a reflexão dos seus alunos, e um dos métodos para isso era por meio de um ensino dialógico, aproximando a realidade do aluno à sala de aula, de modo que o professor também fosse transformado junto com o aluno. Desse modo, ele desenvolveu a “Pedagogia do Oprimido” em oposição ao ensino tradicional conhecido como “ensino bancário”.
Com base em seus conhecimentos sobre Paulo Freire, produza um texto dissertativo/argumentativo, respondendo a seguinte questão: quais são as principais características da Pedagogia do Oprimido em oposição ao ensino bancário? Busque basear suas argumentações na sessão do livro “Paulo Freire e seus Impactos nos Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação”. Seja assertivo(a) ao responder a pergunta levantada na atividade.
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